Data de lançamento 27 de fevereiro de 1987
Duração: 120 min.
Direção: Oliver Stone
Elenco: Charlie Sheen, Tom Berenger, Willem Dafoe
Gêneros Guerra, Drama, Ação
Nacionalidades Reino unido, Eua
Nota; 4,0.
Sobre o filme
Platoon (Platoon (título no Brasil) ou Platoon - Os Bravos do Pelotão (título em Portugal)) é um filme norte-americano de 1986, do gênero drama de guerra, escrito e dirigido por Oliver Stone. É considerado por vários críticos de cinema como o melhor filme de guerra já feito, tendo vencido prémios por todo o mundo. Practicamente, quase todos os filmes de guerra que lhe sucederam tiveram-no como referência.
O roteiro é baseado na experiência pessoal de Oliver Stone na guerra do Vietnã, e num roteiro que ele finalizou por volta de 1976.
O orçamento de Platoon foi de 6 milhões de dólares, sendo que arrecadou a quantia de 137 milhões de dólares apenas nas bilheterias estadunidenses.
Vencedor do Oscar de 1987 nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor som e melhor montagem.
Curiosidades do filme;
- As filmagens foram realizadas em sequência, e a medida que os personagens morriam na tela, os atores eram mandados para casa, e a emoção que Charlie Sheen demonstra na cena final, quando ele entra no helicóptero, foi real, pois ele finalmente sabia que estava retornando para casa.
- Johnny Depp tinha 22 anos de idade na época em que o filme foi realizado e aquela foi a primeira vez que ele saiu dos Estados Unidos, uma vez que as filmagens foram realizadas nas Filipinas.
- A Narração de Charlie Sheen remete à de seu pai Martin Sheen em outro clássico sobre o Vietnã, Apocalypse Now de 1979.
- Keanu Reeves e Emilio Estevez foram convidados para o papel de Chris Taylor.
- O papel de sargento Barnes foi originalmente oferecido a Kevin Costner.
Sinopse
Chris (Charlie Sheen) é um jovem recruta recém-chegado a um batalhão americano em meio à Guerra do Vietnã. Idealista, Chris foi um voluntário para lutar na guerra pois acredita que deve defender seu país, assim como fizeram seu avô e seu pai em guerras anteriores. Mas aos poucos, com a convivência dos demais recrutas e dos oficiais que o cercam, ele vai perdendo sua inocência e passa a experimentar de perto toda a violência e loucura de uma carnificina sem sentido.
Fonte: Adoro Cinema, Wikipedia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário