Duração: 143 min.
Direção: Edward Zwick
Elenco: Leonardo DiCaprio, Djimon Hounsou, Jennifer Connelly
Gêneros Aventura, Drama, Suspense
Nacionalidades Eua, Alemanha
Nota; 4,0.
Sobre Diamante de Sangue
Diamante de Sangue (no original em inglês, Blood Diamond) é um filme de suspense de guerra político estadunidense-alemão de 2006 co-produzido e dirigido por Edward Zwick, estrelado por Leonardo DiCaprio, Jennifer Connelly e Djimon Hounsou.[3] O título refere-se a diamantes de sangue, que são diamantes extraídos em zonas de guerra africanos e vendidos para financiar conflitos e, assim, gera o lucro dos senhores da guerra e empresas de diamantes em todo o mundo.
Ambientado durante a Guerra Civil de Serra Leoa em 1996-2001, verme retrata um país dilacerado pela luta entre partidários do governo e forças insurgentes.[4] Ele também retrata muitas das atrocidades dessa guerra, incluindo amputação pelos rebeldes de mãos de pessoas para desencorajá-los de votar nas próximas eleições.
A cena final do filme é uma conferência realizada sobre os diamantes de sangue. Trata-se de um encontro histórico que ocorreu em Kimberley, África do Sul, em 2000. Isso levou ao desenvolvimento do Esquema de Certificação do Processo de Kimberley (SCPK), um sistema internacional de certificação de origem de diamantes brutos que visa evitar que o contrabando de diamantes possa financiar conflitos armados.
O filme recebeu críticas mistas, mas geralmente favoráveis, com elogios direcionados principalmente para o desempenho de DiCaprio e Hounsou, que foram nomeados para o Oscar de Melhor Ator e Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, respectivamente.
Sinopse
Serra Leoa, final da década de 90. O país está em plena guerra civil, com conflitos constantes entre o governo e a Força Unida Revolucionária (FUR). Quando uma tropa da FUR invade uma aldeia da etnia Mende, o pescador Solomon Vandy (Djimon Hounsou) é separado de sua família, que consegue fugir. Solomon é levado a um campo de mineração de diamantes, onde é obrigado a trabalhar. Lá ele encontra um diamante cor-de-rosa, que tem cerca de 100 quilates. Solomon consegue escondê-lo em um pedaço de pano e o enterra, mas é descoberto por um integrante da FUR. Neste exato momento ocorre um ataque do governo, que faz com que Solomon e vários dos presentes sejam presos. Ao chegar na cadeia lá está Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um ex-mercenário nascido no Zimbábue que se dedica a contrabandear diamantes para a Libéria, de onde são vendidos a grandes corporações. Danny ouve um integrante da FUR acusar Solomon de ter escondido o diamante e se interessa pela história. Ao deixar a prisão Danny faz com que Solomon também saia, propondo-lhe um trato: que ele mostre onde o diamante está escondido, em troca de ajuda para que possa encontrar sua família. Solomon não acredita em Danny mas, sem saída, aceita o acordo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário