Data de lançamento 26 de dezembro de 1980
Duração: 87 min.
Direção: David Zucker, Jim Abrahams
Elenco: Kareem Abdul-Jabbar, Leslie Nielsen, Peter Graves
Gênero Comédia
Nacionalidade EUA
Nota; 4,0.
Sobre o filme
Airplane! (Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu! (título no Brasil) ou O Aeroplano (título em Portugal)) é um filme americano de 1980, uma comédia dirigida e escrita por Jim Abrahams e pelos irmãos David e Jerry Zucker, e distribuída pela Paramount Pictures. Estrelado por Robert Hays e Julie Hagerty, o filme também conta com Leslie Nielsen, Robert Stack, Lloyd Bridges, Peter Graves, Lorna Patterson e o ex-jogador de basquete Kareem Abdul-Jabbar em seu elenco. É uma espécie de paródia do filme Zero Hour! produzido em 1957.
O filme fez sucesso nas bilheterias do mundo inteiro, arrecadando só na América do Norte 83 milhões de dólares. Estima-se, ainda, que o longa tenha arrecadado cerca de 130 milhões de dólares no mundo inteiro.
Desde seu lançamento, Airplane! teve seu legado muito lembrado na história da comédia cinematográfica norte-americana, se tornando um dos maiores clássicos do gênero. Foi apontado pelo American Film Institute como o décimo filme mais engraçado de todos os tempos. Numa pesquisa feita pela emissora de TV britânica Channel 4, o filme foi considerado o segundo melhor filme de comédia de todos os tempos.[carece de fontes]
O filme não foi completamente dublado no Brasil, devido a censura que a ditadura militar que o país sofria na época impôs a algumas cenas do longa. Como resultado disso, vários trechos foram cortados antes de chegarem aos cinemas brasileiros. Entretanto, isso não impediu o lançamento do filme no país, onde também teve muito sucesso.[carece de fontes]
Ainda no Brasil, o filme foi transmitido pela última vez na TV no SBT, no programa Cinema em Casa, no dia 22 de maio de 2009. Depois disso, nem o SBT e nenhuma outra emissora de TV Aberta brasileira passou a reprisá-lo novamente.
Teve uma continuação em 1982 chamada Airplane II: The Sequel, sem a participação dos diretores, mas com vários atores do filme original.
Sinopse
Ted Striker, um ex-piloto combatente de uma guerra não nomeada, tornou-se traumatizado após o final desta, adquirindo o medo de voar. Tenta reconquistar o seu grande amor, Elaine, uma moça que conhecera nos tempos da Guerra, que é agora uma assistente de bordo. Compra um bilhete para o avião onde ela serve, que voará de Los Angeles a Chicago. Durante o voo, contudo, Elaine rejeita as suas intermitentes tentativas de proposta.
Após o jantar ter sido servido, muitos dos passageiros adoecem, porém um destes, Dr. Barry Rumack dá-se depressa de conta que é o peixe que está a causar os desmaios. As assistentes de bordo descobrem também que o piloto e co-piloto do avião tinham também ficado inconscientes, deixando ninguém a bordo profissionalmente capaz de pilotar o avião. Elaine entretanto contata torre de controle de Chicago numa tentativa de pedir ajuda, e recebe instruções do supervisor McCroskey para ativar o auto-piloto do avião, na verdade , um grande boneco inflável chamado "Otto", que os levará até Chicago mas não conseguirá aterrar o avião. Elaine apercebe-se que Striker, o único piloto a bordo, não tinha sucumbido ao envenenamento, e é a única esperança da tripulação.
Além disso, McCroskey chama Rex Kramer um experiente piloto para ajuda-lo. Quando o avião se aproxima de Chicago, Striker começa a tornar-se cada vez mais estressado e decide que apenas pode aterrar o avião se tiver uma conversa "animadora" com o médico, Dr. Rumack. Assim, e com o interminável rol de conselhos de Kramer, Strike é já capaz de ultrapassar os seus medos e aterrar o avião de forma segura, com apenas algum ferimentos em alguns passageiros e um considerável estrago no trem de aterragem. A coragem de Striker reacende de novo o seu amor por Elaine, e ambos finalmente se beijam enquanto Otto descola o avião evacuado depois de insuflar uma companheira feminina.
Fonte: Adoro Cinema, Wikipedia.